Livro auxilia pais e professores a lidar com a dislexia de forma mais humanizada

4 de Maio 2022

O livro “Ler ou não ler: Dislexia? História, reflexões, métodos e terapias”, da autoria de Marta Ulrich, antiga especialista em Educação e Psicologia, apoia pais e professores a lidar com a dislexia através da promoção da motivação e da empatia. O lançamento da obra surge em homenagem à autora recentemente falecida, estando agendado para esta quinta-feira no Centro de Documentação do Ispa.

A obra, inspirada em experiências vividas ao longo da carreira de Marta Ulrich, faz uma abordagem humanizada da dislexia – uma disfunção neurológica que dificulta a aprendizagem. No livro, a autora revela o interesse intrínseco que tinha em “tentar introduzir na criança o divertimento ou interesse pela leitura”.

A autora, fortemente influenciada por pesquisas de investigadores feitas na área, fez um resumo das melhores estratégias para facilitar o ensino, apresentando, ao mesmo tempo, algumas reflexões sobre a relação entre a pessoa que ensina e a criança.

Educadora e mais tarde Psicóloga, Marta Ulrich conta que sempre procurou “organizar formas práticas de intervir na leitura e escrita, tornando as particularidades/ regras da língua portuguesa a um lado compreensível para a criança, e por outro lado, lúdicas e atraentes, usando a empatia e a relação”.

A especialista deixa, ao longo da obra, vários alertas sobre a importância de entender estas crianças, apontando como fundamental a promoção da motivação, compreensão e empatia. Aos olhos de Ulrich, a motivação é um fator relevante no processo de leitura, concluindo que provavelmente “a sua falta é um fator impeditivo de um acesso fácil à leitura e escrita.”

Alguns dos testemunhos sobre o livro realçam o trabalho desenvolvido por Marta Ulrich e o seu contributo na área da dislexia.

Para a investigadora Carlota Themudo Ferreira, “em ‘Ler ou Não ler’ encontramos uma metodologia bem sistematizada, uma análise muito pertinente das dificuldades especificas que ocorrem na aprendizagem da leitura em língua portuguesa e um foco na criança enquanto ser em desenvolvimento, com necessidade de aprender mas, sobretudo, com necessidade de crescer em harmonia consigo e com os sistemas em que se encontra envolvida.”

No mesmo sentido, a docente Maria Helena Rio Tinto, admite que “face à diversidade dos alunos, a maioria dos professores expressa ter grandes dificuldades, principalmente, na gestão do currículo da Língua Materna. Uma elevada percentagem de crianças e jovens com aptidões para aprender, encontra-se em situação de insucesso por não ter sido atempadamente objeto de uma intervenção adequada. Em situações de risco, biológico ou social, indicadores de possíveis dificuldades, podem ser precocemente identificados e oportunamente delineadas estratégias de intervenção.”

“Este trabalho, apresenta-se como um bom instrumento de reflexão, e oferece-nos excelentes propostas”, conclui Rio Tinto.

O livro será apresentado esta quinta-feira às 18h30 no ISPA. A entrada é livre.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights