Um dos casos suspeitos de hepatite aguda testa positivo para adenovírus

4 de Maio 2022

A Direção-Geral da Saúde anunciou esta quarta-feira que um dos quatro casos suspeitos de hepatite aguda em crianças, já testou positivo para adenovírus. A amostra foi enviada para sequenciação ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

A DGS refere que até hoje já recebeu a a notificação de quatro casos suspeitos de hepatite aguda de etiologia desconhecida. Em comunicado, é referido que “As crianças, que têm entre sete meses e oito anos, apresentaram um quadro clínico de hepatite aguda, estando em curso a avaliação laboratorial complementar e a avaliação epidemiológica.”

Os quatro casos suspeitos foram identificados nas regiões de saúde do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. “Todos testaram negativo para hepatite A, B e C e SARS-CoV-2, aguardando-se ainda resultados para a hepatite E em duas situações.”

A autoridade de saúde revela que “um dos casos s já testou positivo para adenovírus, tendo a amostra sido enviada para sequenciação ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge”.

Perante uma doença de causa ainda desconhecida, e que se encontra em investigação, a DGS recomenda o reforço de medidas gerais de proteção individual, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória, o arejamento e ventilação dos espaços interiores ou a limpeza e desinfeção frequente de equipamentos e superfícies.

Caso uma criança apresente sintomas respiratórios e gastrointestinais deverá evitar, como habitualmente, creches ou estabelecimentos de educação ou ensino.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights