Médicos organizam primeira Conferência Zoobiquity em Portugal

17 de Maio 2022

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e a Ordem dos Médicos (OM) estão a organizar a primeira Conferência Zoobiquity em Portugal. O encontro entre especialistas nacionais e internacionais decorre no dia 4 de julho.

Em comunicado é referido que estas conferências “são eventos transdisciplinares que reúnem peritos em medicina humana e medicina veterinária, biologia da vida selvagem, conservação e biologia evolutiva e ecologia comportamental, de forma colaborativa, para responderem aos desafios da investigação, da clínica e saúde pública, criando uma maior consciencialização sobre a natureza da saúde e da doença.”

“Os humanos e os animais não humanos partilham uma vulnerabilidade ao cancro e a distúrbios cardiovasculares, neurológicos, endócrinos, hematológicos, reprodutivos e outros, no entanto, a colaboração entre os campos humano e animal tem sido limitada”, lê-se ainda na nota enviada ao HealthNews.

Os especialistas consideram que entender as vulnerabilidades que partilhamos com outras espécies “permite traduzir essas informações em estratégias de prevenção, controlo e tratamento para melhorar a vida de humanos, dos outros animais e do planeta”.

A conferência terá como tema central Female Health Across the Tree of Life e visa debater novas abordagens para encontrar soluções inovadoras para os problemas mais desafiadores da saúde física e mental até à mudança social.

A conferência vai contar com as presenças de especialistas nacionais e internacionais da medicina humana, medicina veterinária e ambiente de forma a facilitar a colaboração entre ambos, conduzindo a um entendimento melhorado da doença e da aceleração da inovação biomédica.

PR/HN/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights