Oftalmologia da Guarda reduz para metade tempo de espera para primeira consulta

18 de Maio 2022

O Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda reduziu para metade o tempo de espera para primeira consulta, desde outubro.

“O tempo de espera para primeira consulta reduziu para menos de metade, em pouco mais de meio ano”, referiu a ULS da Guarda em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a nota, “de acordo com os dados partilhados pelo Serviço [de Oftalmologia], o tempo máximo de espera para primeira consulta era de 1.886 dias no final de setembro de 2021” e “já a 30 de abril de 2022 era de 896 dias”, sendo que a média, que em igual período se situava nos 660 dias de espera, “permanece agora nos 319 dias”.

“Este valor é, inclusivamente, inferior ao existente no período pré-pandemia”, acrescentou.

A fonte também esclareceu que em 31 de dezembro de 2019 “verificava-se um tempo máximo de espera de 1.625 dias e médio de 398 dias”.

A ULS/Guarda recordou que em janeiro o Serviço de Oftalmologia reiniciou os tratamentos oftalmológicos através de injeção intravítrea, “tendo sido já realizados 192 destes procedimentos”.

A fonte considerou que “foi mais um passo na recuperação da atividade no serviço, que conseguiu, tal como se comprometeu, aumentar a produção e reduzir as listas de espera”.

“Continuaremos a trabalhar para que, muito em breve, seja alcançado o tempo máximo de resposta garantido”, concluiu a ULS.

No final de 2021, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou para a situação “muito grave” do Serviço de Oftalmologia da ULS da Guarda e para as implicações nos doentes.

A SRCOM considerava “muito grave” as circunstâncias do Serviço de Oftalmologia da ULS da Guarda, mais concretamente no Hospital Sousa Martins, “pedindo uma resposta com caráter de urgência ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde do Centro”.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights