Casos mundiais de Covid-19 aumentaram 1%

19 de Maio 2022

Os casos mundiais de Covid-19 aumentaram 1% na semana passada, a primeira subida desde março, embora as mortes continuem a baixar e tenham caído 21% nos sete dias analisados, indica informação epidemiológica divulgada hoje pela Organização Mundial de Saúde.

Entre 19 e 15 de maio, foram confirmados em todo o mundo 3,6 milhões de casos de Covid-19 e 9.800 mortes, abaixo de 10.000 óbitos semanais pela primeira vez desde março de 2020.

O aumento global dos contágios foi provocado pela subida de 20% nos casos positivos na Europa (1,2 milhões na semana passada) e de 19% no sul da Ásia (71.000).

A Ásia Pacífico voltou a ser a região com mais casos semanais, 1,3 milhões, apesar de terem baixado 14% nos sete dias anteriores, enquanto na América, com 912.000 contágios, a descida foi de 26%.

As regiões com mais mortes foram a Europa (3.951, uma diminuição de 29%) e a América (3.583, o que representa uma queda de 16%).

Os países que notificaram mais casos na semana passada foram os Estados Unidos (605.000, um aumento de 33%), a China (389.000, quase o dobro) e a Alemanha (376.000, menos 20%).

No total acumulado em quase dois anos e meio de pandemia, houve 520 milhões de casos confirmados e 6,2 milhões de mortes, apesar de os números reais serem maiores, devidos aos muitos contágios e casos não registados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Doze medidas de Saúde para qualquer novo governo

O Professor António Correia de Campos, Catedrático Jubilado e antigo Ministro da Saúde, aponta doze medidas de Saúde para qualquer novo Governo. Nelas, defende que os programas políticos para as legislativas de 18 de maio devem priorizar a integração das várias redes do sistema de saúde, reforçando a articulação entre hospitais, cuidados primários, cuidados continuados e ERPI. Propõe ainda soluções transitórias para a falta de médicos e aposta na dedicação plena para profissionais do SNS

Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights