Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga realizou mais uma centena de rastreios da HTA

19 de Maio 2022

A Unidade da Consulta de Hipertensão do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV)anunciou esta quinta-feira que foram realizados mais de 100 rastreios no Dia Mundial da Hipertensão.

No âmbito da semana da Hipertensão Arterial, o CHEDV realizou rastreios através da medição da pressão arterial a utentes e profissionais de saúde.

Para Heloísa Ribeiro, Coordenadora Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica do CHEDV, ” esta iniciativa, que esperamos continuar a desenvolver no futuro em conjunto com outras actividades, foi um motivo de grande satisfação profissional para Médicos, Enfermeiros e Alunos envolvidos, tal como para os utentes que aderiram”.

O centro hospitalar anunciou ainda publicação o artigo “2022 World Hypertension League, Resolve To Save Lives and International Society of Hypertension dietary sodium (salt) global call to action”, no Journal of Human Hypertension, que tem como co-autor Fernando Pinto, médico da Unidade da Consulta de Hipertensão Arterial Sistémica.

Ontem comemorou-se o Dia Mundial da Hipertensão. Estima-se que a patologia afete  42% da população portuguesa e sejo principal factor de risco para ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), principal causa de morte em Portugal.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo sensor da Roche promete antecipar episódios de hipoglicemia noturna

Desde junho que os adultos com diabetes em Portugal podem aceder a um novo sensor da Roche que monitoriza a glicose em tempo real. A grande novidade reside nos algoritmos preditivos, que anteveem os valores para as duas horas seguintes e o risco de hipoglicemia noturna. O financiamento pelo SNS deverá estar operacional em dezembro, mediante prescrição médica. A solução pretende devolver confiança aos doentes, num país onde a diabetes afeta cerca de 1,1 milhões de pessoas

Crianças com doenças crónicas complexas fora do subsídio parental

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos exige que o aumento para 100% do subsídio de assistência a filhos, proposto para casos de doença oncológica, seja alargado a todas as crianças com doenças crónicas complexas. Alertam para uma “injustiça inaceitável” e colocam-se como parceiros técnicos para desenhar uma solução mais abrangente e justa

Gastos hospitalares do SNS com medicamentos aproximam-se dos dois mil milhões

A despesa do Serviço Nacional de Saúde com fármacos em meio hospitalar registou um acréscimo de 14,9% até setembro, um valor que equivale a mais 257 milhões de euros. O comunicado do Infarmed aponta para o alargamento do acesso a cuidados de saúde e a medicamentos inovadores como fatores determinantes para esta subida, que não considera ainda a totalidade das contribuições da indústria

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights