O Hospital de Braga assinalou Dia do Euromelanoma , celebrado em toda a Europa, com rastreios do cancro da pele. A iniciativa teve como objetivo “informar a população acerca dos sinais de alerta e sensibilizar para a prevenção e deteção precoce do cancro da pele”, nomeadamente o melanoma.
De acordo com Celeste Brito, Diretora do Serviço de Dermatologia, “quando as lesões são detetadas precocemente, o tratamento do cancro da pele é mais eficaz”. “Independentemente da idade, as pessoas devem observar-se e ficar atentas a qualquer sinal estranho ou a uma lesão muito antiga que se começou a modificar e a ficar mais escura”, reforça Brito.
O melanoma é o tipo de cancro cutâneo mais grave, sendo responsável por cerca de 80% das mortes por cancro da pele.
A proteção da pele no verão que se avizinha foi outro dos temas em destaque na sensibilização realizada pelos Dermatologistas que participaram na iniciativa. Desta forma, “evitar a exposição solar nas horas de maior risco, dizer não aos solários, aplicar protetor solar frequentemente e de preferência com fator de proteção solar 50, e utilizar vestuário adequado, como chapéu de abas” são algumas das recomendações da Diretora de Serviço.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments