Especialistas debatem novos conhecimentos sobre a evolução das doenças raras em Portugal

20 de Maio 2022

O Núcleo de Estudos de Doenças Raras (NEDR) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza o 2º Congresso Nacional de Doenças Raras, nos dias 20 e 21 de maio, em Évora. 

Subordinado ao tema “Connecting the World on Rare Diseases” este encontro científico vai trazer à cidade alentejana um painel de especialistas que vão analisar e partilhar novos conhecimentos sobre a evolução das doenças raras em Portugal e resto do mundo.

Para Luísa Pereira, Presidente do Congresso, o principal objetivo passa por priorizar as doenças raras e debatê-las junto da comunidade científica. “Apesar de ser organizado pelo NEDR, este não é um congresso só para o núcleo de Medicina Interna. Desde o início que sempre tentámos que estas reuniões fossem para todos os profissionais de saúde com interesse nesta área”, afirma a responsável sublinhando que “a ideia primordial é voltar a juntar as pessoas da área sem exceções para se retomarem os trabalhos e apresentar o que cientificamente foi e é relevante para a nossa prática atualmente”.

Serão ainda apresentadas as conclusões do grupo de reflexão SER Raro, que serão comunicadas posteriormente ao Ministério da saúde, como um apoio á revisão atualmente em curso da Estratégia Integrada para as Doenças Raras.

Segundo Luís Brito Avô, Coordenador do NEDR “estima-se que existam 600 a 700 mil portugueses com diagnóstico de doença rara. Um número que é, na verdade, uma estimativa pois não temos um registo nacional de doenças raras e por isso não sabemos quantos doentes temos. Só nos últimos 12 anos foram relatadas 833 novas doenças raras, a nível mundial. A epidemiologia está em permanente evolução”.

Networking em doenças raras, Doentes e organizações, Genética em Doenças Raras, Doenças Raras com expressão sistémica, Doenças metabólicas raras, Cuidados paliativos, Organização, gestão e investigação em doenças raras, Educação e formação em doenças raras encabeçam os principais temas que vão estar em destaque, no decorrer do encontro.

O II Congresso Nacional de Doenças Raras vai ainda ficar marcado pela apresentação do projeto “Rare Awareness”, que já teve duas realizações anuais até ao momento, pelo encerramento do projeto POMPE 2021 e pela apresentação do projeto das Porfírias para 2022-23.

Mais informações disponíveis em: https://www.spmi.pt/2o-congresso-nacional-de-doencas-raras/

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights