Associação denuncia falta de equipamento de proteção das equipas do INEM

22 de Maio 2022

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denunciou a falta de equipamento de proteção individual das equipas do INEM. O anúncio surge após o acidente ocorrido na manhã de sábado na A1.

A ANTEM afirmou que as equipas que prestaram apoio no acidente com autocarro na A1 não dispunham “de equipamentos de proteção individual adequados à intervenção neste tipo de incidente, apresentavam-se unicamente de capacete, sem qualquer outro equipamento de proteção individual, nomeadamente casaco ou calças conforme ditam as mais elementares regras.”

A associação critica que não esteja a ser garantida segurança das equipas que intervêm na prestação dos cuidados de socorro.

“Depois das imagens que podemos analisar, verificamos elementos do INEM dentro do autocarro com capacete e, polo de manga curta, podemos de forma segura afirmar que as condições de segurança destes, não estavam garantidas, podendo em última análise tornarem-se de igual modo em vítimas”, lê-se no comunicado.

O acidente provou a morte de três pessoas, cinco feridos graves e 22 ligeiros.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

MAIS LIDAS

Share This