Medo on Tour realiza rastreios cardiovasculares em 16 municípios

22 de Maio 2022

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), em conjunto com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) estão a realizar rastreios cardiovasculares em 16 municípios do país.

De acordo com Francisco Franco Pêgo, Presidente da ANEM, “o objetivo desta acção prende-se com a promoção da literacia em Saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis, e sublinhando a importância da adoção de um estilo de vida saudável na evolução das doenças não transmissíveis.”

“Vamos estar em lares de terceira idade, jardins, juntas de freguesia, e à entrada de Igrejas, em suma, em locais que já são naturalmente de encontro e concentração de pessoas, para chegar ao máximo de indivíduos possível. Antecipamos rastrear entre 2.500 a 3.000 pessoas, de todas as idades”, acrescenta.

A iniciativa é dinamizada por 121 voluntários, do 1º ao 6º ano. Os parâmetros de saúde rastreados são: peso, altura, IMC, perímetro abdominal, pressão arterial e glicemia capilar. São também avaliados indicadores como o consumo tabágico, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e uma pequena e simples avaliação de saúde mental.

Com base na informação deste rastreio, serão dados conselhos para a melhoria do estado de saúde individual, sendo que, nos casos mais graves, os utentes rastreados poderão ser encaminhados às urgências, ou ser referenciados para o centro de saúde local para acompanhamento mais próximo.

A iniciativa chega a Lousada, Mesão Frio, Castanheira de Pêra, Paredes de Coura, Paços de Ferreira, Vila Nova de Foz Côa, Alfândega da Fé, Vila Real, Alcanena, Mirandela, Santo Tirso, Guimarães, Felgueiras, Armamar, Tabuaço, Proença-a-Nova.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights