Tendo sido criado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração das centenas de médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico (em vários problemas médicos) e no Serviço de Urgência de Adultos (na dimensão da Cirurgia Geral).
De acordo Tomás Pessoa e Costa, fundador do projeto, “em termos práticos esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente. O objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica, através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta. O CHUSJ irá construindo novos algoritmos médicos de acordo com a sua prática clínica e com as suas orientações e normas internas”.
Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada por parte de todos os profissionais de saúde evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.
CHUSJ/HN
0 Comments