Plataforma de apoio à decisão clínica facilita a integração dos novos médicos no Hospital de São João

26 de Maio 2022

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou recentemente um novo software de apoio à decisão clínica que promete reduzir assimetrias nos cuidados prestados entre diferentes profissionais, reduzir o consumo de exames complementares de diagnóstico inadequados, aumentar a celeridade da resposta e a comodidade dos utentes avaliados no CHUSJ.

Tendo sido criado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração das centenas de médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico (em vários problemas médicos) e no Serviço de Urgência de Adultos (na dimensão da Cirurgia Geral).

De acordo Tomás Pessoa e Costa, fundador do projeto, “em termos práticos esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente. O objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica, através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta. O CHUSJ irá construindo novos algoritmos médicos de acordo com a sua prática clínica e com as suas orientações e normas internas”.

Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada por parte de todos os profissionais de saúde evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This