Plataforma de apoio à decisão clínica facilita a integração dos novos médicos no Hospital de São João

26 de Maio 2022

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou recentemente um novo software de apoio à decisão clínica que promete reduzir assimetrias nos cuidados prestados entre diferentes profissionais, reduzir o consumo de exames complementares de diagnóstico inadequados, aumentar a celeridade da resposta e a comodidade dos utentes avaliados no CHUSJ.

Tendo sido criado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração das centenas de médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico (em vários problemas médicos) e no Serviço de Urgência de Adultos (na dimensão da Cirurgia Geral).

De acordo Tomás Pessoa e Costa, fundador do projeto, “em termos práticos esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente. O objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica, através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta. O CHUSJ irá construindo novos algoritmos médicos de acordo com a sua prática clínica e com as suas orientações e normas internas”.

Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada por parte de todos os profissionais de saúde evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights