Associação lança projeto para apoiar os doentes no acesso aos cuidados de saúde

30 de Maio 2022

A MiGRA Portugal - Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, com o apoio da Roche, lançou “O Caminho do Doente”, um projeto que pretende aumentar a literacia em saúde dos doentes.

“O Caminho do Doente” tem como objetivo aumentar a literacia em saúde, providenciando conhecimento a todos os doentes sobre o funcionamento do sistema de saúde e os seus direitos e deveres, para que estes possam tomar decisões informadas, ser integrados e ter um papel ativo nos cuidados que lhes são prestados.

Apesar de a MiGRA Portugal representar a comunidade de doentes com enxaqueca e outras cefaleias, este projeto pretende apresentar informação útil, acessível e universal a todos os doentes que possam ter dificuldades e dúvidas acerca do seu percurso pelo sistema de saúde.

Quem convive com uma doença crónica, no seu longo e difícil percurso pelo sistema de saúde, sente-se muitas vezes perdido e com dúvidas. De acordo com o ILS-PT, estima-se que, em Portugal, cerca de cinco em cada dez pessoas tenham níveis reduzidos de literacia em saúde. A falta de envolvimento do doente nas decisões em torno da sua saúde deve-se em grande parte à falta de conhecimento acerca do funcionamento do sistema e dos seus direitos. Por isso, é “imperativo fomentar a participação ativa dos doentes e, para que tal seja possível, fomentar a sua capacitação”, defende a associação.

Ao longo de várias semanas, serão dinamizados webinars no canal de YouTube da MiGRA Portugal, cujos temas se prendem com o percurso efetuado pelo doente nos cuidados de saúde: o papel da Medicina Geral e Familiar como primeiro contacto, a referenciação e o acompanhamento na especialidade médica, os direitos e os deveres do doente, o acesso e a importância da adesão à terapêutica, o papel da Medicina do Trabalho no acompanhamento laboral do doente e o acesso a terapêuticas inovadoras.

“É fundamental que os cuidados de saúde sejam centrados no doente. Com este projeto, pretendemos ajudar todos os doentes a fazer parte desta equação e transmitir o conhecimento necessário para que possam ser interventivos e reivindicar os seus direitos”, refere Madalena Plácido, presidente da MiGRA Portugal.

Marta Pedro, médica de Medicina Geral e Familiar, Isabel Luzeiro, neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, João Padilla, farmacêutico, e Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, são alguns dos oradores.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights