Açores com cinco infetados nas últimas 24 horas

8 de Setembro 2020

Os Açores registaram nas últimas 24 horas mais cinco casos positivos de Covid-19, todos em São Miguel, e há ainda a assinalar duas recuperações na mesma ilha, na sequência das 1.340 análises realizadas.

A informação é hoje avançada no comunicado diário da Autoridade de Saúde dos Açores, indicando que os casos diagnosticados se reportam a duas mulheres, “com 39 e 48 anos, residentes nos Açores”, e a três homens, “entre os 18 e os 73 anos, um residente e dois não residentes” no arquipélago.

A autoridade explica que, destes cinco casos, “um foi diagnosticado por possuir critérios clínicos e epidemiológicos”, outro foi identificado na sequência de teste de despiste feito à chegada de um voo proveniente do território continental, dois na sequência de teste de despiste feito no sexto dia após ligação aérea com território continental e outro ainda no âmbito dos testes de rastreio periódicos ao vírus realizados aos tripulantes das companhias aéreas que operam para o exterior da região.

Os casos “apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas delegações de saúde concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”, diz a Autoridade de Saúde Regional, indicando também que os dois casos de recuperação na ilha de São Miguel se referem a dois homens com 59 e 75 anos, “elevando para 162 os casos recuperados da doença Covid-19 na região”.

Até ao momento, foram detetados na região 244 casos de infeção pelo novo coronavírus, verificando-se atualmente 39 casos positivos ativos, dos quais 32 na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 893.524 mortos e infetou mais de 27,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.846 pessoas das 60.895 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights