Maria de Belém Roseira: “A importância deste fórum é ter a sociedade civil reunida”

29 de Setembro 2023

“Nós estamos aqui reunidos para que as coisas aconteçam bem. Não é para fazermos sistematicamente como se faz em Portugal, que parece que somos o país do fado, que tem tudo que acabar mal, com choros e lágrimas”, disse ao HealthNews Maria de Belém Roseira, no primeiro dia do Global Health Forum.

“A importância deste fórum é ter a sociedade civil reunida, porque isto não é uma organização feita pelos poderes públicos, é uma iniciativa que surge da sociedade civil porque queremos ter voz para fazer com que as coisas aconteçam bem”, afirmou a antiga ministra da Saúde.

“Nós estamos aqui reunidos para que as coisas aconteçam bem. Não é para fazermos sistematicamente como se faz em Portugal, que parece que somos o país do fado, que tem tudo que acabar mal, com choros e lágrimas. Nós estamos aqui para que os problemas sejam resolvidos, porque temos aqui muita gente com experiência, com conhecimento e que contribui com soluções”, reforçou.

Maria de Belém Roseira concluiu que a sociedade civil “exige que sejam tomadas as decisões adequadas para que corra tudo bem, porque nós não poderemos nunca dispensar aquilo que constrói a coesão social, porque coesão social é desenvolvimento”.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights