Irlanda vai impor quarentena a viajantes do estrangeiro

15 de Maio 2020

A Irlanda vai impor 14 dias de quarentena aos viajantes que cheguem do estrangeiro, por causa da pandemia de covid-19, como parte do desconfinamento gradual, que se inicia na segunda-feira, anunciou o Governo.

“Quem chegar aos nossos portos e aeroportos terá de ficar em quarentena por 14 dias”, disse o primeiro-ministro, Leo Varadkar, numa conferência de imprensa, acrescentando que a medida se aplica também a quem viaja desde o Reino Unido.

Ficarão isentos desta restrição os habitantes da Irlanda do Norte, que faz fronteira, assim como pilotos e camionistas que transportem bens essenciais.

A Irlanda inicia na segunda-feira uma diminuição das medidas decretadas em final de março para conter a propagação do novo coronavírus, incluindo o regresso ao trabalho de vários setores, em particular da construção.

Se as medidas não provocarem um novo surto de covid-19, nova fase de desconfinamento será colocada em prática, no início de junho, até a um total de cinco fases, a última das quais a começar em 10 de agosto.

A Irlanda registou mais de 23 mil casos de infeção com o novo coronavírus, incluindo mais de 1.500 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou agora a ser o que tem mais casos confirmados (1,9 milhões contra 1,8 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 116 mil contra mais de 163 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights