Ativista social guineense Haua Embaló lança pensos menstruais feitos com tecido

30 de Maio 2022

A ativista social da Guiné-Bissau Haua Embaló lançou no mercado uma linha de pensos menstruais feita com tecidos para ajudar a combater um “tabu, um problema que continua a dificultar a vida” das mulheres e meninas.

O produto chama-se Nha Lua (a minha lua) expressão em crioulo que faz uma alegoria à forma como a menstruação é designada entre as mulheres guineenses. Em crioulo da Guiné-Bissau quando a mulher está com a menstruação diz-se que está a “lavar a lua, ou viu a lua”.

Formada em administração no Brasil, mas sempre dedicada a projetos de desenvolvimento, Haua Embaló disse hoje à Lusa que ultimamente se vê cada vez mais envolvida em ativismo social, com ênfase para as questões da educação menstrual das mulheres e meninas da Guiné-Bissau.

“A menstruação é provavelmente o tabu mais antigo do mundo”, defendeu Haua Embaló, ao explicar os motivos pelos quais decidiu criar a marca Nha Lua para contrariar a tendência do absentismo escolar.

Segundo a ativista, entre 10% a 40% do absentismo escolar das raparigas em África deve-se às dores menstruais.

O penso menstrual que Haua Embaló está a propor é feito de panos de quatro camadas: Tecido africano em algodão, tecido impermeável, tecido absorvente e tecido de algodão respirável “que entra em contacto com a vulva”, explicou a criadora.

“Milhões de meninas e mulheres não desfrutam de uma vida plena por causa dos tabus e preconceitos relacionados com a menstruação. Mais do que fornecer produtos que nos permitam estar limpas, precisamos limpar a mente da sociedade acerca de algo que deveria ser natural e não vergonhoso”, observou a ativista.

Atualmente no México, onde participa num encontro latino-americano sobre questões ligadas à saúde menstrual, Embaló, convidada no evento que decorre na cidade de Guadalajara, disse ter falado aos participantes dos desafios da educação menstrual em África, dando a experiência da Guiné-Bissau.

Num contacto telefónico com a Lusa em Bissau, Haua Embaló explicou que o conceito dos pensos Nha Lua é a redescoberta de um produto “que não é tão novo para as mulheres” guineenses, “principalmente as mais velhas” que costumavam usar panos para conter o fluxo menstrual, disse.

Além de pensos menstruais, confecionados na Guiné-Bissau, Haua Embaló também junta ao conceito Nha Lua copos menstruais, também chamados de coletores, e cuecas menstruais, estes dois produtos importados.

A ativista social esclareceu que os três produtos serão comercializados, “a preços acessíveis”, numa primeira fase só em Bissau e posteriormente em todo o país.

LUSA/HN

3 Comments

  1. Adelina Pereira de Barros

    Meus Parabéns Mulher Valente Haua e muitos sucessos, oxalá que as meninas guineenses aderem o seu brilhante Projeto “Nha Lua”!

  2. Etiandra Luís Pinto Pereira

    Parabéns à Sra. Haua Embalo, pelo magnífico trabalho, em prol do desenvolvimento do país. Que Deus abençoe esse trabalho e que muitas portas sejam abertas para este projeto!

    Mais uma vez parabéns e muitos sucessos!

  3. Amilon Simão Gomes

    Parabéns jovem presente pela iniciativa e que traga bons efeitos !

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights