Senegal apreende medicamentos contrafeitos no valor de 1,7 milhões de euros

30 de Maio 2022

O Senegal fez uma apreensão recorde de medicamentos contrafeitos, no valor estimado de mais de 1,7 milhões de euros, e duas pessoas foram detidas num subúrbio de Dacar, anunciou hoje a alfândega senegalesa.

A operação decorreu em 24 e 25 de maio na zona de Thiaroye e “dezenas de embalagens e centenas de caixas” contendo vários tipos de medicamentos foram apreendidas.

“A rusga permitiu pela primeira vez aos agentes aduaneiros intercetar um veículo (…) cheio de pacotes suspeitos na terça-feira, 24 de maio de 2022, por volta das 04:00 da manhã [05:00 em Lisboa], em Thiaroye-Guédj, e prender duas pessoas, uma dos quais se apresentou como o proprietário do carregamento”, segundo um comunicado da alfândega.

De acordo com a mesma fonte, “uma verificação das embalagens revelou que se tratava de grandes quantidades de medicamentos cuja embalagem e humidade não deixavam dúvidas de que a mercadoria tinha sido transportada pela primeira vez por via marítima”.

O interrogatório dos dois acusados e as investigações subsequentes permitiram aos agentes localizar o armazém para onde a mercadoria seria levada, também em Thiaroye, e onde “várias caixas, sacos e outros recipientes de medicamentos” foram também descobertos.

Os bens apreendidos foram avaliados conjuntamente pela Direção de Farmácia e Medicamentos, pelo Colégio de Farmacêuticos do Senegal e pelo Sindicato dos Farmacêuticos Privados, que indicaram que se tratava de medicamentos contrafeitos.

Os medicamentos contrafeitos incluíam analgésicos, antiácidos, antisséticos, anti-inflamatórios, antidiarreicos, multivitaminas, antibióticos, injetáveis, antimaláricos, anti-anémicos e afrodisíacos, com um valor estimado de 1,15 mil milhões de francos CFA (mais de 1,7 milhões de euros).

Os serviços aduaneiros afirmaram que a investigação está em curso e reafirmaram a sua “determinação em combater o crime organizado transnacional em todas as suas formas”.

África é a região mais afetada pelo comércio de medicamentos contrafeitos, com 42% das apreensões globais efetuadas no continente africano, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC).

Em algumas partes de África, mais de 30% dos medicamentos vendidos são produtos médicos de qualidade inferior ou falsificados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os medicamentos contra a malária contrafeitos podem ser responsáveis por mais de 270.000 mortes por ano na África subsaariana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights