A iniciativa ‘D.A. Playground’ oferece um espaço de diversão e aprendizagem sobre a dermatite atópica. No local, estará um stand com animações que irão recriar as manchas da DA e desmistificar alguns mitos sobre a patologia, e serão distribuídos os livros da Diana e do robot A6/11, com histórias e vivências em torno da dermatite atópica.
A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma doença crónica, imunomediada, atualmente incurável, determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Atualmente, estima-se que a patologia afete 4,4% dos adultos na União Europeia e cerca de 10% a 20% da população pediátrica a nível mundial.
Os principais efeitos visíveis são a vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), pele seca, fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação, afetando principalmente braços (56%), mãos (49%), cabeça, pescoço e pernas (39%). Além disso, 67% dos doentes com dermatite atópica apresentam outras doenças atópicas concomitantes, como rinite, asma e alergias alimentares.
Em Portugal, a dermatite atópica representa um custo anual de 1.018 milhões de euros.
A iniciativa acontece no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pelo município.
PR/HN/RA
0 Comments