A LPCCNorte agraciou o professor da FMUP pelo “dinamismo e empenho nas atividades de promoção de saúde e prevenção do cancro”, nomeadamente através da participação em sessões presenciais e online.
“Tenho colaborado com a Liga já há alguns anos, participando em atividades de educação para a saúde, na perspetiva que me é particularmente cara da prevenção do cancro e da capacitação das pessoas para uma vida com saúde”, reage.
Para o professor da FMUP, “esta distinção é fruto desta parceria e significa o reconhecimento da importância da Medicina Preventiva e naturalmente também do trabalho realizado. Mais do que uma distinção individual, é um prémio para a equipa de Medicina Preventiva da FMUP e para o trabalho que aqui fazemos.”
Paulo Santos entende que “a prevenção é o parente pobre da saúde. Em Portugal representa um investimento total inferior a 3% do orçamento global da saúde”. Por isso, considera que “é fundamental manter esta atividade, mesmo sabendo que não é aqui que a tutela vai alocar o orçamento. Como é também fundamental o trabalho que temos feito com os nossos estudantes, capacitando-os para fazerem Educação para a Saúde no mundo real e para que sejam médicos preparados para pensar na saúde e não apenas no combate às doenças”.
Além da parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro, a FMUP tem colaborado também com outras entidades, não só na área do cancro, mas também nas áreas da doença cardiovascular, saúde mental e organização dos serviços de saúde.
Além de professor da FMUP e de investigador principal no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Paulo Santos é médico de família, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e editor-chefe da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.
FMUP/HN
0 Comments