“Faro Acolhe” visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior em domicílios de idosos residentes em Faro, sem carácter monetário, combatendo a solidão dos mais velhos e encontrando novas soluções para os estudantes deslocados.
Esta iniciativa, que será gerida por técnicos do município de Faro e da Universidade do Algarve, destina-se a estudantes entre os 17 e os 35 anos. Estes serão acolhidos na residência de idosos ou famílias em situação de solidão e isolamento, que manifestem a sua disponibilidade e com condições para integrar o projeto.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, “este é um protocolo que já vinha a ser preparado há algum tempo e que agora avança, permitindo juntar a geração mais velha com jovens que vêm para Faro e se deparam com o problema da falta de habitação”.
“É um projeto que vai ajudar a proporcionar uma habitação digna aos jovens que, por sua vez, proporcionam aos seniores companhia, bem-estar e algum conforto, diminuindo o sentimento de solidão destas pessoas”, explicou o autarca. Este programa “tem também uma componente pedagógica que é a de ensinar a ser solidário”, acrescentou.
Também citado no site da universidade, o reitor disse esperar que, depois do atrasado devido à pandemia de Covid-19, “não existam entraves a este encontro de gerações”.
“Sabemos que talvez nem todos os jovens estudantes terão perfil para este programa, tal como nem todas as famílias terão também perfil para este programa, mas do lado da Universidade do Algarve haverá a preocupação com a seleção dos perfis dos estudantes”, garantiu Paulo Águas.
UAlg/HN/RA
0 Comments