2.ª edição DVC Summit: evento multidisciplinar reuniu mais de 240 especialistas

7 de Junho 2022

A segunda edição do DVC Summit, um encontro online organizado pela Servier Portugal, multidisciplinar, juntou mais de 240 especialistas de Medicina Geral e Familiar, Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular para debater a abordagem terapêutica da doença venosa crónica (DVC).

Dividido em dois momentos, o DVC Summit teve como objetivo juntar profissionais de saúde na discussão da DVC, que, em Portugal, afeta 35% da população adulta, com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos.

Na primeira parte, decorreram em simultâneo duas sessões, com Ruth Almeida, especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF), a orientar a discussão “O papel da MGF no tratamento da DVC”, e Roger Rodrigues, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, o tema “Intervencionar um doente com DVC”.

A segunda parte envolveu os palestrantes numa discussão que teve como ponto de partida o caso clínico de uma doente. A audiência foi convidada a interagir respondendo a questões através do sistema de televoto.

Em relação à terapêutica, foi referido que o papel dos médicos é atrasar a progressão da doença. Ou seja, o objetivo é evitar que a patologia evolua para estádios mais avançados que retiram grande parte da qualidade de vida dos doentes. Para isso, é necessário medicar, e os venoativos têm um papel indispensável ao longo de toda a vida.

Foi ainda salientada a importância da interação entre ambas as especialidades. Todas as informações que o MGF disponibiliza ao cirurgião vascular quando referencia um utente são fundamentais e ajudam a uma triagem mais rápida.

No final do evento, Ruth Almeida disse que “o peso psicológico das sequelas mais graves desta doença tem um forte impacto não só para a vida do utente, com alterações negativas na qualidade de vida, como também a nível socioeconómico, porque implicam consultas, medicação e tratamento”.

Roger Rodrigues terminou a sua participação destacando a importância da MGF na prevenção: “é um pilar fundamental para o tratamento da DVC porque é nesta especialidade que começa e termina todo o processo”.

O especialista alertou também para a importância de “adaptar todas as medidas”, ou seja, “não seguir apenas guidelines, mas tratar os doentes de forma individualizada”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights