Café de Ciência sobre a transição para a parentalidade em tempos de pandemia

15 de Junho 2022

Amanhã, dia 15 de junho, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, com as investigadoras Marília Rua e Sandra Rodrigues.

Marília Rua e Sandra Rodrigues, investigadoras da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), são as convidadas desta conversa sobre a transição para a parentalidade em tempos de pandemia.

A DGS preconiza um programa de apoio para a promoção de competências parentais e para a vivência deste período de forma saudável, mas a pandemia por Covid-19 interrompeu-o.

Por forma a dar resposta a esta necessidade dos casais, o Projeto UaCuida reestruturou-se realizando várias iniciativas, nomeadamente “e-colóquios de Barriguitas”.

Marília Rua, da ESSUA e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), e Sandra Rodrigues, da ESSUA, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA-E), irão também apresentar este programa de intervenção.

Esta conversa acontece em formato online e tem participação livre.

Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto “Comunidades Saudáveis”, financiado pela Ciência Viva.

Mais informações disponíveis aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights