Logotipo

Feira lança aplicação de telemóvel para utentes controlarem doença crónica

17 de Junho 2022

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai lançar um programa de saúde comunitário, possibilitando aos utentes, através de uma aplicação no telemóvel, controlarem o seu peso, tensão arterial e frequência cardíaca.

A aplicação “Polis – Healthy Smart Cities”, compatível com qualquer telemóvel, recolhe todas estas informações e remete-as para a equipa clínica deste programa de saúde, referiu a autarquia, em comunicado enviado à Lusa.

Quando se registam parâmetros clínicos desajustados, o utente é alertado da necessidade de consultar um médico, acrescentou.

Além de recolher estes marcadores de saúde, a aplicação dá ainda sugestões de alimentação e de exercícios físicos.

A “Polis – Healthy Smart Cities” dá aos utentes que integram o programa de saúde uma maior capacidade de gerirem, individualmente, a sua doença crónica.

“Com a implementação deste programa, Santa Maria da Feira torna-se pioneira a nível nacional de um sistema de saúde de medicina preventiva. Desta maneira, contribuiremos para evitar que muitos utentes acorram aos serviços do SNS [Serviço Nacional de Saúde], entupindo urgências de hospitais e agravando a situação de caos que é já uma realidade em muitas unidades hospitalares”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, citado no comunicado.

Para o autarca, o envelhecimento da população em Portugal, associado ao facto de se assistir a uma evolução preocupante das doenças crónicas, obriga a um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e o poder político autárquico.

“Em Santa Maria da Feira estamos a tomar a dianteira e a liderar um processo que vai permitir aumentar a qualidade de vida das pessoas mais idosas, que passarão a usufruir de mais anos sem limitações por doença”, ressalvou.

A aplicação vai acompanhar, no âmbito de um projeto-piloto, 50 utentes com hipertensão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fnam lança petição para reconhecer a profissão de médico como de desgaste rápido

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai lançar este mês uma petição para que a profissão de médico seja reconhecida como de desgaste rápido, avançou hoje à Lusa a presidente, Joana Bordalo e Sá. Segundo a dirigente, a petição será lançada até ao final de julho para que, depois de recolhidas as assinaturas suficientes, seja discutida na Assembleia da República.

Nova molécula pode explicar perda muscular em diabéticos tipo 2

Investigadores do Karolinska Institutet identificaram a molécula TMEM9B-AS1, um RNA não codificante cuja redução nos músculos de diabéticos tipo 2 pode explicar a perda muscular e fraqueza associadas à doença. Estudo internacional publicado em julho.

IA revela como enzima do Alzheimer reconhece proteínas

Investigadores da LMU, TUM e DZNE, usando inteligência artificial e um método inovador, revelaram como a enzima γ-secretase reconhece as suas proteínas-alvo, um avanço crucial para a investigação do Alzheimer e do cancro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights