Sob a orientação de Ana Sousa, médica na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar de Coimbra, as alunas de Medicina da Universidade de Coimbra representaram Portugal nesta competição, enfrentando equipas da Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Países Baixos, Roménia e Espanha, e conquistaram o primeiro lugar.
Durante cerca de meia hora, as estudantes submeteram-se a um cenário de stress: um desafio que as colocou numa experiência muito semelhante ao que acontece no serviço de urgência, e no qual simularam a intervenção num doente em estado crítico. Um painel de júris composto por médicos especialistas de vários países avaliou questões técnicas, capacidade de análise, diagnóstico, resposta a complicações médicas, gestão dos procedimentos médicos e a comunicação com o doente e entre os membros equipa.
Viktoriya Shkatova acredita que a decisão do júri não terá sido fácil, porque as equipas eram tecnicamente “todas muito boas”. “No nosso caso, acho que ajudou o facto de nos conhecermos muito bem e termos demonstrado ser uma equipa coesa que comunicou muito bem, com uma enorme capacidade de improviso. Enquanto futuras médicas, ao longo do nosso percurso, fomos aprendendo a importância da comunicação e a diferença que pode fazer quando se trata de salvar uma vida”, acrescentou.
Para Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, “a simulação médica é uma verdadeira revolução no ensino médico” e uma forma de ajudar os estudantes de Medicina a prepararem-se para “lidar com inesperadas realidades”. “A atenção global centrada na minimização dos erros médicos, a necessidade de garantir a segurança dos doentes e a capacidade de comunicar com equipas e com os próprios doentes são aspetos fundamentais que poderão ser treinados em contexto de simulação. Neste sentido é muito importante promover a integração desta prática pedagógica no maior número de unidades curriculares.”
O passaporte para a final foi alcançado após vários desafios de simulação: depois de ganharem a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, a equipa venceu a competição de simulação SimUniversity Portugal 2022, realizada em março, no Centro de Simulação da NOVA Medical School, em Lisboa. A vitória garantiu o acesso à primeira fase da competição de simulação europeia, SIMUniversity, que se realizou em abril, de forma remota, no Centro de Simulação CUF Academic Center, onde a equipa ficou apurada para a fase final da competição europeia.
HN/PR/RA
0 Comments