Monkeypox: Madeira registou primeiro caso confirmado de infeção

29 de Junho 2022

A Madeira registou o primeiro caso confirmado de infeção por Monkeypox, relativo a um homem que viajou até à região de Lisboa e Vale do Tejo, informou na terça-feira o Governo Regional.

“A Direção Regional da Saúde informa que, no dia 28 de junho de 2022, foi confirmado um caso de infeção por Monkeypox na Região Autónoma da Madeira”, lê-se numa nota divulgada pela Secretaria da Saúde e Proteção Civil.

Na nota, o governo madeirense adianta que o doente está a ser acompanhado pelo Serviço Regional de Saúde e que foram “tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção”, estando em curso a respetiva investigação epidemiológica.

“Assinala-se que, até à data, não estão identificados outros casos suspeitos de infeção por Monkeypox na Região Autónoma da Madeira”, acrescenta o executivo madeirense.

Na nota é recordado que os “indivíduos que apresentem lesões ulcerativas ou erupção cutânea, eventualmente acompanhada de gânglios palpáveis, febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem abster-se de contactos físicos próximos”.

Neste caso, é referido, a pessoa deve procurar aconselhamento clínico e, perante uma suspeita de infeção por Monkeypox, deverá ser contactada a Linha SRS 24 – 800242420.

Segundo os dados divulgados na terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou mais oito casos de Monkeypox, elevando para 373 o número de infeções em Portugal.

A maioria dos casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maior parte menos de 40 anos, refere a DGS numa nota publicada no ‘site’.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights