Ordem dos Farmacêuticos promove discussão sobre o “presente e futuro” da profissão na área laboratorial

30 de Junho 2022

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organiza este sábado, em Lisboa, uma reunião aberta com os farmacêuticos analistas clínicos portugueses, para “analisar o presente e futuro da profissão na área laboratorial”.

De acordo com a ordem, citada em comunicado, “entre os cerca de 16 mil farmacêuticos a exercer a profissão no nosso país, cerca de 10% estão ligados à área das Análises Clínicas e/ou Genética Humana”. Estes profissionais, que exercem funções no setor público e privado, assumem “responsabilidades que vão desde a validação biopatológica das análises e resultados clínicos à direção técnica”.

A OF destaca a importância da iniciativa “numa altura em que o país, os decisores e a opinião pública reconhecem a importância estratégica do rastreio e diagnóstico laboratorial de doenças, que suportam depois mais de 70% das decisões clínicas”.

A sessão visa, assim, “definir uma estratégia de intervenção da profissão neste ramo profissional, tendo em conta a realidade atual do mercado de trabalho, as necessidades do sistema de saúde e dos cidadãos e eventual revisão dos currículos e formações ministradas aos farmacêuticos.

O encontro realiza-se este sábado, dia 2 de julho, a partir das 14:00, em Lisboa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights