Greve deixa Hospital dos Covões em Coimbra sem consultas externas

1 de Julho 2022

A adesão à greve nacional dos trabalhadores de saúde no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) encontra-se entre os 90 a 95%, sendo que no polo do Hospital Geral (Covões) atinge os 100%, disse fonte sindical.

“No polo dos Covões, temos uma adesão de 100% e as consultas estão completamente paradas”, salientou Carlos Fontes, delegado do Sindicato dos Trabalhadores e Funções Públicas do Centro.

Segundo o dirigente, os Hospitais da Universidade de Coimbra, principal polo do CHUC, a adesão à greve situa-se entre os 90 e os 95%, “com os serviços a funcionarem debilmente (…) com os recursos que têm”.

Carlos Fontes denunciou ainda situações “caricatas”, como a que aconteceu na Maternidade Daniel de Matos, em que os trabalhadores “estão a ser substituídos por empresas externas de segurança privada, o que não pode acontecer”.

De acordo com Carlos Fontes, os trabalhadores exigem a abertura dos processos negociais para valorização das carreiras e aumentos salariais e reforço dos efetivos, “porque há trabalhadores a saírem quase todos os dias dos hospitais”.

“Os trabalhadores querem melhores condições de trabalho e valorização das carreiras, que não são revistas há uma série de anos, e aumento salarial, já que a maioria, nomeadamente os assistentes operacionais, estão agarrados ao salário mínimo nacional, muitos deles com 20, 25 e mais anos de trabalho”, sublinhou.

Se o Governo não resolver “cabalmente a situação”, as estruturas sindicais pretendem avançar com outras formas de luta, embora sem adiantar em que moldes.

Este protesto está inserido na campanha “Defender e Reforçar o Serviço Nacional de Saúde Público, Gratuito e Universal”, promovida pela CGTP-IN e que decorre ao longo deste ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights