Especialistas alertam para a importância da saúde cardiovascular

3 de Julho 2022

O Espaço Saúde 360º Algarve promove esta segunda-feira uma sessão informativa sobre saúde cardiovascular. As doenças cardiovasculares são atualmente uma das principais causas de morte em Portugal.

A sessão “Saúde em Dia: Coração em Boas Mãos” tem como objetivo sensibilizar a população para o impacto das doenças cardiovasculares.

Entre os temas abordados destacam-se os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares (alimentação desequilibrada, obesidade, sedentarismo, stress, álcool e tabaco), bem como sugestões de como implementar hábitos de vida saudáveis e preventivos.

“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos de vida mais saudáveis, de forma a consciencializar e preservar a saúde cardiovascular dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

Carlos Filipe, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, destaca o papel do coração e alerta para a importância de manter comportamentos saudáveis.

“O coração é o motor do nosso organismo e é fundamental alertar a população para a importância de prevenir o aparecimento ou o agravamento da doença cardiovascular, através da adoção de comportamentos saudáveis. Este tipo de iniciativas, abertas ao público, permitem-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação credível e atualizada sobre saúde, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere.

A sessão é promovida em parceria com o Município e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, Delegação do Algarve.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This