O movimento “EU VISTO BRANCO” pretende quebrar o silêncio das mulheres que sofrem com esta doença, sensibilizando para os principais sintomas, bem como alertar para um fator comum: o sofrimento em silêncio.
A cor escolhida deve-se ao facto de a maioria não gostar de usar branco devido às hemorragias menstruais abundantes relacionadas com a doença. Assim, durante o mês de julho, o movimento “EU VISTO BRANCO” visa passar uma mensagem de esperança e de força a quem sofre diariamente com este problema, para que se quebre o silêncio e se procure ajuda médica.
Este movimento estará presente nas redes sociais Facebook e Instagram, com diferentes protagonistas. As influenciadoras Mariana Machado e Catarina Rochinha e a psicóloga e sexóloga Tânia Graça irão desafiar os seus seguidores a apoiar esta causa no Instagram.
Os profissionais de saúde também irão convidar as respetivas comunidades, de forma a existir um maior número de partilhas do movimento “EU VISTO BRANCO”.
A plataforma da campanha “WTF: Mulheres que falam de miomas” reúne um conjunto de conteúdos sobre esta doença. Este mês, serão disponibilizados vídeos de gestão de dor com exercícios dirigidos a estas mulheres.
Estima-se que cerca de dois milhões de mulheres em Portugal tenham miomas uterinos, com sintomas que englobam hemorragias, dor e perturbação na vida sexual, levando muitas vezes ao absentismo laboral. Existe um forte impacto na saúde psicológica da mulher, havendo ainda uma grande dificuldade em exteriorizar o sofrimento diário associado à doença.
O movimento “EU VISTO BRANCO” e a plataforma “Mulheres que falam de miomas” são iniciativas com o apoio da Gedeon Richter.
PR/HN/RA
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