Movimento “EU VISTO BRANCO” pretende quebrar o silêncio das mulheres que sofrem de miomas uterinos

8 de Julho 2022

Durante este mês da consciencialização para os miomas uterinos, o movimento “EU VISTO BRANCO” desafia todos os portugueses a vestirem-se de branco e publicarem uma fotografia nas suas redes sociais, utilizando a #euvistobranco.

O movimento “EU VISTO BRANCO” pretende quebrar o silêncio das mulheres que sofrem com esta doença, sensibilizando para os principais sintomas, bem como alertar para um fator comum: o sofrimento em silêncio.

A cor escolhida deve-se ao facto de a maioria não gostar de usar branco devido às hemorragias menstruais abundantes relacionadas com a doença. Assim, durante o mês de julho, o movimento “EU VISTO BRANCO” visa passar uma mensagem de esperança e de força a quem sofre diariamente com este problema, para que se quebre o silêncio e se procure ajuda médica.

Este movimento estará presente nas redes sociais Facebook e Instagram, com diferentes protagonistas. As influenciadoras Mariana Machado e Catarina Rochinha e a psicóloga e sexóloga Tânia Graça irão desafiar os seus seguidores a apoiar esta causa no Instagram.

Os profissionais de saúde também irão convidar as respetivas comunidades, de forma a existir um maior número de partilhas do movimento “EU VISTO BRANCO”.

A plataforma da campanha “WTF: Mulheres que falam de miomas” reúne um conjunto de conteúdos sobre esta doença. Este mês, serão disponibilizados vídeos de gestão de dor com exercícios dirigidos a estas mulheres.

Estima-se que cerca de dois milhões de mulheres em Portugal tenham miomas uterinos, com sintomas que englobam hemorragias, dor e perturbação na vida sexual, levando muitas vezes ao absentismo laboral. Existe um forte impacto na saúde psicológica da mulher, havendo ainda uma grande dificuldade em exteriorizar o sofrimento diário associado à doença.

O movimento “EU VISTO BRANCO” e a plataforma “Mulheres que falam de miomas” são iniciativas com o apoio da Gedeon Richter.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights