Investigação na área de Parkinson distinguida em prémio internacional

9 de Julho 2022

O Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) colaborou num projeto do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) que foi distinguido na conferência de referência na área das novas tecnologias IEEE MELECON com o prémio de melhor artigo, um reconhecimento que mostra a importância, valor e impacto científico, tecnológico e clínico deste sistema.

Este projeto consiste numa aplicação móvel e numa plataforma web que facilitam a interação remota entre pessoas em tratamento de sintomas de Parkinson e os profissionais de saúde.

O projecto pretende desenvolver um sistema que permita aos pacientes com doença de Parkinson, a partir de casa e através de um telemóvel, monitorizarem os sintomas associados à doença e enviar dados, em tempo real, para os profissionais de saúde que os acompanham. Esta novidade é fruto do sistema iHandUapp, uma tecnologia móvel, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e será testada em utentes do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ). Esta solução é composta ainda por uma plataforma web, que agrega os dados e fornece, aos profissionais de saúde, um histórico sobre a evolução clínica dos utentes.

De acordo com João Massano, neurologista e coordenador do centro de investigação e ensaios clínicos do CHUSJ, “a aplicação e demais funcionalidades foram analisadas no Serviço de Neurologia e consideradas uma clara mais-valia para profissionais e utentes. O nosso contributo consistiu em desenhar um sistema adaptado às necessidades clínicas. O sistema tem vindo a evoluir e será utilizado num estudo clínico já aprovado no CHUSJ”.

Através deste sistema, os utentes conseguirão gerir a sua medicação, realizar testes para monitorizar os sintomas associados à doença e manter os profissionais de saúde informados caso aconteça algum evento relevante. Além disso, inclui também um dashboard especializado para que os profissionais possam monitorizar o histórico clínico dos utentes em tempo real.

A iHandUapp está preparada para se conectar com componentes externos, os chamados appcessories, para uma melhor monitorização dos sintomas e realização de testes para análise dos sintomas motores das pessoas com sintomas de Parkinson. É o caso do iHandU, um dispositivo com eletrónica embebida que integra uma tecnologia patenteada que permite quantificar a rigidez do pulso, um dos principais sintomas da doença, uma solução que tem vindo a ser desenvolvida pelo INESC TEC desde 2015.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights