O sistema, desenvolvido com o objetivo de disponibilizar a tecnologia mais avançada aos cirurgiões, pretendem garantir um tratamento minimamente invasivo para patologias complexas. Os especialistas destacam que o sistema robótico da Vinci tem grandes ganhos no sucesso das intervenções, na recuperação dos doentes, na alocação dos recursos médicos e na melhoria da eficiência das unidades hospitalares.
“Hoje, o sistema robótico da Vinci é usado por cirurgiões em 65 países por todo o mundo, incluindo Portugal. A cirurgia robótica com recurso ao sistema da Vinci apresenta vantagens importantes para os sistemas de saúde, nomeadamente a redução de tempo de internamento, a minimização complicações pós-operatórias e o aumento da rapidez de recuperação dos pacientes, o que contribui para uma melhor alocação dos recursos médicos e para a melhoria da eficiência das unidades hospitalares”, afirma Pablo Diaz, Diretor Ibérico da ABEX – Excelência Robótica
Em Portugal e Espanha, durante 2021, 56% das intervenções cirúrgicas com o sistema da Vinci foram realizadas por urologistas, em casos de patologia da próstata e rim. Entre os casos urológicos, 75% foram prostatectomias. Já nos EUA, 88% das prostatectomias são operadas através de cirurgia robótica assistida pelo sistema cirúrgico da Vinci.
Na Península Ibérica, 26% das intervenções cirúrgicas assistidas pelo sistema robótico da Vinci realizadas em 2021 foram de cirurgia geral. Nesta especialidade, 52% dos procedimentos foram cirurgias colorretais.
No ano passado, 10% das intervenções cirúrgicas com o sistema robótico da Vinci, em Portugal e Espanha, foram de ginecologia oncológica e benigna. Entre os casos ginecológicos, 78% foram histerectomias oncológicas.
Atualmente, existem mais de 6 700 sistemas cirúrgicos da Vinci disponíveis em centros hospitalares, em todo o mundo.
PR/HN/VC
0 Comments