Nível de escolaridade influencia escolha de alimentação saudável

10 de Julho 2022

O nível de escolaridade dos indivíduos parece ter uma influência positiva na escolha de alimentos saudáveis, principalmente em países de baixo rendimento, de acordo com uma nova investigação que examina os dados nutricionais europeus.

Utilizando dados nacionais de 27.334 indivíduos de 12 países europeus, investigadores da Universidade de Leeds, em colaboração com a Região Europeia da Organização Mundial da Saúde para a Europa (OMS Europa), analisaram as interações entre o status socioeconómico, educação e alimentação.

O estudo, publicado no “PLOS ONE”, mostra pela primeira vez que um nível de escolaridade mais alto parece ter um efeito mitigador sobre a dieta mais pobre nos países europeus de baixo rendimento. À medida que o nível de educação individual aumenta, as opções por uma alimentação saudável também são maiores.

A má alimentação, associada a doenças não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares, constitui um dos grandes problemas de saúde em toda a Europa. Em 2018, 59% dos adultos na Região Europeia da OMS tinham excesso de peso ou obesidade. As doenças não transmissíveis são a principal causa de morte, doença e incapacidade na Região.

A autora principal do estudo, Holly Rippin, refere que “o nosso estudo mostra que o rendimento per capita e a qualidade da alimentação parecem estar relacionados. A educação pode proteger contra alguns dos efeitos
negativos, a longo prazo, da má nutrição na saúde das populações”.

A co-autora do estudo, Janet Cade, professora de Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública da Universidade de Leeds, acrescenta: “Este foi um grande esforço de colaboração no qual participaram 12 países europeus. Esperamos que os políticos utilizem estas informações para melhorar, no futuro, a sua atuação nesta área e particularmente nos grupos mais vulneráveis”.

Wiley/AO

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

SIM e Secretaria da Saúde dos Açores avançam em negociações para melhorar condições de trabalho dos médicos

Os Sindicatos Médicos e a Secretaria Regional da Saúde dos Açores (SRSA) estiveram reunidos no passado dia 4 para discutir questões relacionadas com condições de trabalho dos médicos na região. Embora a reunião não tenha resultado na implementação imediata de medidas específicas para a melhoria dessas condições, diversos aspetos do processo negocial foram revistos e acordados, prometendo tornar as futuras negociações mais céleres e eficazes.

Preveris é a nova marca de prevenção em saúde

A Preveris, uma empresa do Grupo CUF, resulta da união de duas marcas de sucesso: SAGIES e Atlanticare. Com uma experiência acumulada de mais de 50 anos e o legado de experiência, rigor e confiança do Grupo CUF, esta união representa a soma desse conhecimento, numa nova marca que se coloca ao serviço da prevenção, da saúde e do bem-estar das empresas portuguesas. Operadora líder de mercado no setor da saúde ocupacional em Portugal, a Preveris é responsável por servir 25 por cento das 100 maiores empresas que atuam no nosso país.  

ENSP NOVA e NTT DATA estabelecem parceria para potenciar a inovação em saúde

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA fornalizaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração que vai permitir impulsionar a formação avançada, o desenvolvimento de investigação e projetos de inovação na área da saúde. O objetivo é promover avanços significativos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights