Seleção natural pode estar a tornar a sociedade mais desigual

10 de Julho 2022

Os seres humanos contemporâneos ainda estão a evoluir, mas a seleção natural favorece aqueles com rendimentos mais baixos e uma educação mais pobre - de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de East Anglia e publicado na revista Behavior Genetics, de 6 de Julho último (1)

Um novo estudo mostra como os efeitos da seleção natural são mais fortes em grupos com rendimentos mais baixos e menos educação, entre pais mais jovens, pessoas que não vivem com um parceiro, e pessoas com mais parceiros sexuais para toda a vida.

Entretanto, a seleção natural está a pressionar contra genes associados a um elevado nível educacional, rendimentos elevados, baixo risco de TDAH ou desordem depressiva importante, e baixo risco de doença arterial coronária.

O investigador principal, Prof David Hugh-Jones, da Escola de Economia da UEA, afirmou: “A teoria da evolução de Darwin afirmou que todas as espécies se desenvolvem através da seleção natural de pequenas variações herdadas que aumentam a capacidade do indivíduo para competir, sobreviver e reproduzir-se.

“Queríamos saber mais sobre quais as características que são selecionadas a favor e contra no homem contemporâneo, que vive no Reino Unido”.

A equipa de investigação analisou dados de mais de 300.000 pessoas no Reino Unido, retirados do Biobank britânico – um projeto a longo prazo que investiga as respetivas contribuições da predisposição genética e da exposição ambiental ao desenvolvimento da doença.

A equipa estudou as pontuações poligénicas dos participantes – uma estimativa da responsabilidade genética de uma pessoa, prevendo a saúde, educação, estilo de vida ou personalidade de uma pessoa.

Analisaram duas gerações de pessoas que vivem no Reino Unido, utilizando dados sobre o número de irmãos dos participantes, bem como sobre o seu número de filhos.

David Hugh-Jones disse: “Verificámos que 23 das 33 pontuações poligénicas estavam significativamente ligadas a uma pessoa ter mais ou menos filhos ao longo da sua vida.

“As pontuações que se correlacionavam com menores rendimentos e educação previam ter mais filhos, o que significa que essas pontuações estão a ser selecionadas de uma perspetiva evolutiva.

“Pontuações que se correlacionavam com rendimentos mais elevados e a educação previa ter menos filhos, o que significava que estes estavam a ser selecionados contra.

“Os efeitos foram especialmente fortes entre pessoas com menos educação e rendimentos mais baixos, e entre pessoas que não vivem com um parceiro. Entre as mães mais velhas, os efeitos foram de facto invertidos – neste grupo, foram selecionadas pontuações correlacionadas com rendimentos mais elevados.

“Explicamos estes padrões utilizando a teoria económica da fertilidade, que foi desenvolvida pela primeira vez há mais de 60 anos. Se tivermos genes associados a rendimentos mais elevados, isto tem dois efeitos opostos.

“Faz-nos ficar melhor, para que possamos ter mais filhos. Mas também torna mais dispendioso passar tempo a cuidar de crianças em vez do seu trabalho, porque perderá salários mais elevados.

“O primeiro efeito leva as pessoas a ter mais filhos, o segundo efeito leva-as a ter menos. Com rendimentos mais baixos, este segundo efeito é mais poderoso. Isso explica os resultados a que assistimos.

“A nossa explicação mostra como a economia e a genética podem funcionar em conjunto.

“A seleção natural pode estar a tornar a sociedade mais desigual, aumentando a correlação entre os rendimentos e os resultados poligénicos, incluindo os resultados que preveem os resultados em termos de saúde e educação”.

A investigação foi conduzida pela UEA em colaboração com Abdel Abdellaoui, geneticista do Centro Médico UMC de Amesterdão.

 

https://www.uea.ac.uk/news/-/article/natural-selection-may-be-making-society-more-unequal

  • ‘Human capital mediates natural selection in contemporary humans’ is published in the journal Behavior Genetics on July 6, 2022.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights