O dinheiro, que começa a chegar hoje a partir da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA, do Departamento do Tesouro norte-americano e do Banco Mundial, destina-se a aliviar o pesado défice orçamental causado pela “brutal guerra de agressão” do Presidente russo, Vladimir Putin, disse o Governo dos Estados Unidos, em comunicado.
Numa altura em que muitos médicos deixaram a Ucrânia, alguns hospitais fecharam e outros hospitais foram bombardeados, os profissionais de saúde que permanecem no país fazem o seu trabalho em circunstâncias difíceis.
Viktor Liashko, ministro da Saúde da Ucrânia, disse que pagar os salários dos profissionais de saúde está a tornar-se progressivamente mais difícil “devido ao fardo esmagador da guerra”.
“Não se trata apenas de mais um apoio financeiro; é um investimento que nos deixa um passo mais perto da vitória”, disse Liashko em comunicado, referindo-se ao pacote de ajuda que começa a chegar desde Washington.
Até o momento, o Governo dos EUA deu quatro mil milhões de dólares (valor idêntico em euros) em apoio orçamental ao Governo ucraniano, fundos que foram usados para manter o abastecimento de gás e a eletricidade a hospitais e escolas, para fornecer suprimentos humanitários aos cidadãos e para pagar os salários de funcionários públicos e professores.
A administradora da USAID (a agência de ajuda externa dos EUA), Samantha Power, disse que à medida que a “agressão de Putin aos serviços públicos da Ucrânia continua, os Estados Unidos apressam-se a dar apoio financeiro para ajudar o Governo a manter as luzes acesas, fornecer serviços essenciais a cidadãos inocentes e pagar aos profissionais de saúde que estão a salvar vidas”.
Na semana passada, o Governo dos EUA anunciou novo pacote de ajuda em equipamentos militares para a Ucrânia, incluindo armas e munições, que antecedeu o novo pacote de ajuda humanitária hoje anunciado.
“Ajudará o Governo democrático da Ucrânia a fornecer serviços essenciais para o povo da Ucrânia”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, num comunicado.
Até hoje, os EUA enviaram cerca de 7,3 mil milhões de dólares (valor idêntico em euros) em ajuda para a Ucrânia desde o início da invasão russa, no final de fevereiro.
LUSA/HN
0 Comments