Misericórdia da Covilhã lança concurso de 2,3 milhões de euros para requalificar antigo hospital

12 de Julho 2022

 A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, lançou concurso público no valor de 2,3 milhões de euros para a adaptação do antigo hospital em estrutura residencial para idosos (ERPI), num projeto centrado nas demências.

A abertura do concurso foi hoje publicada em Diário da República e determina um período de 60 dias para a apresentação de propostas, enquanto o prazo de execução da obra é de 19 meses.

Aprovado no âmbito da Medida “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais” do Programa de Recuperação e Resiliência, este equipamento pretende assegurar uma resposta mais especializada na área da demência e terá capacidade para 74 utentes, segundo anunciou a Misericórdia da Covilhã numa nota publicada na página oficial das redes sociais.

“Estamos, passo a passo, a reconstruir a forma de pensar e atuar no processo de envelhecimento e nas demências, em particular. Vamos construir uma resposta de excelência, na cidade da Covilhã – uma residência sénior, com serviços específicos, para 74 pessoas com doenças neurodegenerativas”.

A informação detalha ainda que serão criados 32 novos postos de trabalho diretos.

“Pretendemos criar uma unidade residencial, uma resposta integrada e específica para a pessoa com doença neurodegenerativa em particular, de forma a maximizar a sua qualidade de vida, autonomia, independência e segurança”, descreveu aquela instituição, que tem como provedor Neto Freire.

Segundo está descrito, “a par do desenvolvimento de uma intervenção farmacológica, será desenvolvida, nesta residência, uma outra vertente não-farmacológica, que prevê o conjunto de intervenções que visam maximizar o funcionamento cognitivo e o bem-estar da pessoa”.

“Será priorizada a intervenção baseada na estimulação cognitiva e sensorial, tais como a terapia de validação, a musicoterapia, a terapia das reminiscências, a risoterapia, ‘snoezelen’, a aromaterapia, entre outros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights