Guiné-Bissau conseguiu vacinar 100% de crianças até 5 anos contra a poliomielite

19 de Julho 2022

A Guiné-Bissau vacinou 100% de crianças de até 5 anos contra a poliomielite, desparasitou e ainda ministrou Vitamina A em 341 mil crianças, numa campanha realizada em abril, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Dionísio Cumbá disse ter sido algo inédito no mundo e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros elogiaram a iniciativa do Governo da Guiné-Bissau.

“Somos o primeiro país do mundo que fez uma campanha de vacinação integrada. Vai servir de exemplo de outros países para seguirem campanhas de vacinação integrada em que se deu a vacina contra a pólio, se fez a desparasitação intestinal e deu-se ainda a vitamina A” às crianças, notou o governante.

O médico precisou que das 340.381 crianças visadas pela campanha, “quase 100%” receberam as vacinas contra a poliomielite, a desparasitação por mebendazol e ainda a vitamina A.

“É a primeira vez que foi experimentada uma campanha integrada deste género a nível mundial”, observou Dionísio Cumbá.

O governante falava no ato de lançamento do programa “PIMI” da União Europeia, que já vai na sua terceira fase, em que, desde 2013, aquela organização apoia a Guiné-Bissau no combate à mortalidade materno infantil, de Bissau às aldeias do interior do país.

Em relação ao PIMI-III, o ministro guineense disse ser “mais um reforço” ao sistema da saúde do país e aproveitou para destacar o empenho pessoal da embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, a portuguesa Sónia Neto.

“Agradecimento à União Europeia, particularmente a sensibilidade da embaixadora que lutou para termos este PIMI na Guiné-Bissau. Chegou um momento que pensamos que íamos perder tudo, mas afinal aqui temos mais um programa PIMI”, observou Dionísio Cumbá.

O ministro afirmou que com o novo programa, que deve decorrer durante os próximos três anos, além da assistência direta às populações, o Ministério da Saúde vai continuar a privilegiar a formação de quadros guineenses.

A meta, disse, é a redução “cada vez mais” da mortalidade maternoinfantil na Guiné-Bissau, o que, notou ainda, passa pela melhoria de vias de acesso da população rural aos centros de saúde.

O ministro adiantou que o Governo guineense vai custear, com meios próprios, a reparação de todos os centros de saúde de tipo C, aqueles situados em localidades mais distantes das comunidades rurais e ainda colocar ali aparelhos de ecografias para detetar as mulheres de alto risco obstétrico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights