Vinagre de sidra de maça não ajuda a emagrecer e a ingestão em excesso pode ter consequências

25 de Julho 2022

É comum encontrar, entre partilhas feitas nas redes sociais, receitas e dietas para ajudar a perder peso. O vinagre de sidra de maçã é um desses ingredientes que tem sido apontado como um “super elixir capaz de ajudar na perda de peso e melhorar as condições de saúde”. A publicação em causa apresenta ainda um vídeo uma mulher ensina a fazer a receita que junta vinagre de sidra de maçã, sumo de limão, canela orgânica, mel e água

Na verdade, não existem evidências científicas de que a ingestão de vinagre de sidra de maçã tenha impacto na perda de peso. José Camolas, vice-presidente da Ordem dos Nutricionistas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Instituto Egas Moniz, afirma que “não há nenhuma publicação científica que suporte, ainda que remotamente, o papel do vinagre de sidra para o emagrecimento”.

Há, no entanto, “uma publicação [científica] que aponta os riscos de um consumo excessivo de bebidas muito ácidas, como é o vinagre de sidra ou a água com limão”, acrescenta em entrevista ao Viral. Quando ingerido em quantidade excessivas, estas soluções ácidas “têm impacto, por exemplo, na destruição do esmalte dentário”. “No fundo, quase que podemos ter aqui um limiar em que não só não faz bem como pode fazer mal em determinadas dimensões, nomeadamente na saúde oral”, acrescenta o nutricionista, sublinhando que se trata de “um mito bastante prevalente, tal como da água com limão”.

Entre os artigos científicos é possível encontrar algumas publicações sobre o efeito do vinagre de sidra de maçã em ratos. No entanto, a passagem dos ratos para os humanos não pode ser feita sem estudos. Num estudo, realizado em 2009, 175 japoneses com excesso de peso ingeriram duas colheres de sopa de vinagre diariamente durante 12 semanas. Comparando com o grupo de controlo – que não ingeriu qualquer quantidade de vinagre –, os objetos em estudo apresentaram uma perda de peso entre 900 gramas e 1,8 quilogramas. Anos mais tarde, em 2018, um outro estudo com 39 participantes tendo alcançado resultados semelhantes.

José Camolas reconhece que “o vinagre de sidra, tal como a própria maçã, tem algum potássio” que pode ser importante na regulação da pressão arterial ou da retenção de líquidos, mas “não tem impacto no peso ou no metabolismo”. Além disso, as quantidades necessárias de potássio podem ser adquiridas através da ingestão de outros alimentos – como, por exemplo, em várias frutas – sem que haja o risco de prejudicar a saúde oral.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights