Brasil registou quase mil casos de Monkeypox

28 de Julho 2022

O Brasil acumula 978 casos confirmados de Monkeypox, a grande maioria deles no estado de São Paulo, onde foi registado o primeiro contágio do país há pelo menos de dois meses, informou quarta-feira o Ministério da Saúde do país sul-americano.

Os dados colocam o Brasil como o segundo país das Américas com mais infeções, atrás dos Estados Unidos (2.881), segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no sábado declarou a doença uma emergência de saúde.

As autoridades brasileiras relataram o primeiro caso de Monkeypox foi confirmado em 8 de junho num paciente de 41 anos que chegou à cidade de São Paulo após uma viagem à Espanha, o país mais afetado pelo surto (com 3.596 casos confirmados) .

Em menos de 2 meses, o Brasil soma 978 infeções, das quais 744 foram registadas em São Paulo. Em seguida estão o Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19) e o Distrito Federal (15), segundo boletim do Ministério da Saúde brasileiro.

A pasta informou em nota que “continua em coordenação direta com os estados para monitorar os casos e rastrear os contatos dos pacientes”.

Mais de 18.000 casos de Monkeypox foram detetados em todo o mundo desde o início de maio passado, fora das áreas endémicas de África.

A doença foi relatada em 78 países até agora e 70% dos casos estão concentrados na Europa e 25% nas Américas, disse o responsável da OMS.

Cinco pessoas morreram da doença (todas em África) e cerca de 10% dos casos exigem internamento hospitalar para tentar aliviar a dor dos pacientes.

A vacina contra a varíola, assim como antivirais e a imunoglobulina ‘vaccinia’ (VIG), podem ser usados como prevenção e tratamento para a Monkeypox, uma doença rara.

A doença, que tem o nome do vírus, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, depois de o vírus ter sido detetado em 1958 no seguimento de dois surtos de uma doença semelhante à varíola que ocorreram em colónias de macacos mantidos em cativeiro para investigação – daí o nome “Monkeypox” (“monkey” significa macaco e “pox” varíola).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights