História “O Dia de Brincadeiras do Zac” mostra como é viver com atrofia muscular espinhal

2 de Agosto 2022

A Associação Portuguesa de Neuromusculares lançou hoje, como forma de assinalar o Mês de Sensibilização para a Atrofia Muscular Espinhal, o vídeo “O Dia de Brincadeiras do Zac”.

A história, inspirada no livro com o mesmo nome, conta a experiência de uma zebra que vive com atrofia muscular espinhal, sendo o objetivo da sua mensagem ajudar na educação e consciencialização desta doença, que, até ao aparecimento das primeiras terapêuticas modificadoras, era a principal causa genética de mortalidade e incapacidade infantil.

No vídeo “O Dia de Brincadeiras do Zac”, a criança pode acompanhar a história de Zac, uma pequena zebra que é questionada pelos seus curiosos amigos sobre o porquê de esta estar doente e numa cadeira de rodas. Ao longo do vídeo, Zac explica-lhes em que consiste a atrofia muscular espinhal e como esta o afeta.

“Com o lançamento deste vídeo, quisemos de uma forma simples e lúdica explicar aos mais novos e aos pais a realidade da vida de uma criança com esta doença rara e incapacitante, a relação com os seus pais, cuidadores e amigos, incluindo tanto as limitações quanto as capacidades que podem ter no seu dia a dia”, explica Anabela Fernandes, diretora-geral da Biogen Portugal.

“O Dia de Brincadeiras do Zac” resulta da colaboração entre a Biogen e duas organizações internacionais – a Cure SMA e a SMA Europe. Conta, também, com o apoio e colaboração de dois médicos internacionais, especialistas no tratamento da atrofia muscular espinhal: Robert Graham e Crystal Proud. As ilustrações que fazem parte do vídeo são da autoria do ilustrador Charles Santoso.

A FNAC vai receber um conjunto de sessões de leitura desta história, que será narrada em Lisboa por Fernanda Freitas, ex-jornalista e fundadora da Associação Nuvem Vitória, e no Porto por Ana Isabel Gonçalves, que vive com a doença e é a atual vice-presidente da APN. Estas iniciativas terão lugar nas lojas FNAC Colombo (Lisboa) e FNAC Santa Catarina (Porto), ambas a 2 de outubro, a partir das 11 horas.

A atrofia muscular espinhal é uma doença neuromuscular hereditária rara que resulta na diminuição gradual da massa muscular e da força dos músculos – devido ao processo degenerativo de neurónios motores na medula espinhal –, o que pode originar a paralisia progressiva e perda de capacidades motoras. Esta patologia pode dividir-se em cinco tipos principais: o tipo zero com sintomas pré-natais, os tipos I a III com aparecimento de sintomas em idade pediátrica, e o tipo IV com aparecimento dos sintomas na idade adulta.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo a fraqueza e atrofia muscular os mais comuns e transversais a todos os tipos. Pode ainda verificar-se fraqueza geralmente igual nos dois lados do corpo e mais acentuada nas pernas do que nos braços, e, nos casos mais severos, observam-se frequentemente dificuldades respiratórias, na mastigação e na deglutição. Em idades mais avançadas, podem surgir escolioses acentuadas, não existindo qualquer impacto a nível cognitivo ou sensitivo.

Pode assistir ao vídeo AQUI.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights