Crioestaminal distinguida com Estatuto Inovadora COTEC

3 de Agosto 2022

A Crioestaminal reagiu terça-feira à atribuição do Estatuto Inovadora pela COTEC Portugal. “É o reconhecimento do nosso investimento na evolução das terapias com células estaminais”, comentou a CEO.

“A Associação para a Inovação e os respetivos parceiros do setor financeiro reconhecem o laboratório líder em criopreservação de Células Estaminais como um exemplo de criação de valor para o país, ao aliar a adequada solidez financeira, o investimento tecnológico e a convicção de que a inovação é essencial para aumentar o potencial competitivo e os resultados económicos”, pode ler-se no comunicado da Crioestaminal.

Mónica Brito, CEO da empresa, comentou: “É com grande satisfação e orgulho que recebemos este importante reconhecimento, que reflete a qualidade da liderança, gestão e dedicação diária das nossas equipas ao longo dos 19 anos de existência e experiência em Portugal”. “O nosso compromisso contínuo com a Investigação & Desenvolvimento (I&D) representa a nossa missão de contribuir para o crescimento das terapias com células estaminais”, concluiu.

Com um investimento médio anual de 10% do seu volume de negócios em atividades e projetos de I&D, a Crioestaminal tem possibilitado a realização de vários projetos que visam alargar a aplicação clínica das células estaminais.

Durante as quase duas décadas de operações, a Crioestaminal desenvolveu dezenas de projetos e parcerias com universidades portuguesas, dos quais resultaram quatro patentes para novas aplicações – nas áreas da oncologia, cardiovascular ou pé diabético. Em 2020, inaugurou a unidade de produção de medicamentos de terapia celular, que conta já com dois medicamentos experimentais com origem em células estaminais da medula óssea e do cordão umbilical, cuja produção foi autorizada pelo Infarmed.

De modo a evitar o desperdício destas células, a Crioestaminal criou um Banco de Investigação para apoiar os investigadores na descoberta de novas soluções terapêuticas com células estaminais.

As famílias que optem por não guardar as células estaminais para si e para os seus familiares compatíveis podem escolher doá-las, ficando estas amostras guardadas no Banco de Investigação da Crioestaminal até à sua utilização em projetos de investigação, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da ciência e da medicina em Portugal.

“A atribuição do Estatuto Inovadora da COTEC Portugal vem agora reforçar a reputação e prestígio da Crioestaminal e proporcionar condições de financiamento mais favoráveis junto do sector financeiro”, escreveu a empresa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This