SPLS propõe novas medidas para “melhorar” estratégia nacional da luta contra o cancro

18 de Agosto 2022

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) afirmou esta quinta-feira que o documento da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030 não está completo, alertando que é preciso “ir mais longe” e contemplar o acompanhamento psicológico para vítimas e o cuidadores.

De acordo com a SPLS, o documento lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) este verão deveria contemplar apoios para saúde mental e promover investigação.

Para esta equipa de especialistas, “não existe ou é omitido o apoio imprescindível aos afetados na área da saúde mental, assim como o apoio para lidar com as perdas, desesperança e luto, apesar da referência à constituição de equipas multidisciplinares”. Neste sentido, a SPLS defende que devem ser criados mecanismos de acompanhamento psicológico para a vítima, mas também para o cuidador, “muitas vezes esquecido pelas entidades de saúde.”

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde alerta igualmente para a necessidade de estudar e investigar ainda mais as doenças oncológicas, aconselhando a DGS a canalizar mais recursos para os investigadores e academias. “O cancro é uma doença que está sob investigação permanentemente”, destaca.

Para melhorar a eficácia da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030, o grupo acredita também que os objetivos acordados deveriam ser monitorizados e avaliados por entidades externas à DGS. Para a SPLS, torna-se “evidente” a necessidade de criar equipas de trabalho especializadas para acompanhar os processos implementados nesta área.

As medidas propostas pela sociedade já foram submetidas à DGS para apreciação.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights