SPLS propõe novas medidas para “melhorar” estratégia nacional da luta contra o cancro

18 de Agosto 2022

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) afirmou esta quinta-feira que o documento da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030 não está completo, alertando que é preciso “ir mais longe” e contemplar o acompanhamento psicológico para vítimas e o cuidadores.

De acordo com a SPLS, o documento lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) este verão deveria contemplar apoios para saúde mental e promover investigação.

Para esta equipa de especialistas, “não existe ou é omitido o apoio imprescindível aos afetados na área da saúde mental, assim como o apoio para lidar com as perdas, desesperança e luto, apesar da referência à constituição de equipas multidisciplinares”. Neste sentido, a SPLS defende que devem ser criados mecanismos de acompanhamento psicológico para a vítima, mas também para o cuidador, “muitas vezes esquecido pelas entidades de saúde.”

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde alerta igualmente para a necessidade de estudar e investigar ainda mais as doenças oncológicas, aconselhando a DGS a canalizar mais recursos para os investigadores e academias. “O cancro é uma doença que está sob investigação permanentemente”, destaca.

Para melhorar a eficácia da Estratégia Nacional da Luta Contra o Cancro 2021-2030, o grupo acredita também que os objetivos acordados deveriam ser monitorizados e avaliados por entidades externas à DGS. Para a SPLS, torna-se “evidente” a necessidade de criar equipas de trabalho especializadas para acompanhar os processos implementados nesta área.

As medidas propostas pela sociedade já foram submetidas à DGS para apreciação.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This