Enfermeiros esperam concluir processo negocial com Ministério da Saúde a 14 de setembro

28 de Agosto 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) anunciou que espera encerrar o processo negocial com Ministério da Saúde a 14 de setembro.

No seguimento da reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, o sindicato refere que “há um conjunto de arestas que falta limar e uma série de particularidades que urge clarificar para precaver a resolução dos problemas que vêm afligindo os enfermeiros portugueses e o serviço nacional de saúde.”

De acordo com o dirigente sindical, a negociação da contagem de todo o tempo de serviço, a todos os enfermeiros, para efeitos de progressão na carreira “está bem encaminhada”.

Por outro lado, o SE considera urgente reconhecer o risco e a penosidade inerentes à profissão e que não são compensados, tal como rever as condições de acesso à aposentação, “algo que foi agravado pela última revisão de carreira.”

O sindicato aponta que a resolução de todas estas questões “é igualmente do interesse” do Ministério da Saúde, “sobretudo para antecipar o período de outono e inverno, que se prevê de ainda maior pressão para o SNS.”

“Numa altura em que há escassez de profissionais de saúde, torna-se evidente que é necessário que o Ministério da Saúde invista nas carreiras, nos profissionais e na valorização, para que não perca cada vez mais profissionais”, remata o presidente do SE.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights