Enfermeiros esperam concluir processo negocial com Ministério da Saúde a 14 de setembro

28 de Agosto 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) anunciou que espera encerrar o processo negocial com Ministério da Saúde a 14 de setembro.

No seguimento da reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, o sindicato refere que “há um conjunto de arestas que falta limar e uma série de particularidades que urge clarificar para precaver a resolução dos problemas que vêm afligindo os enfermeiros portugueses e o serviço nacional de saúde.”

De acordo com o dirigente sindical, a negociação da contagem de todo o tempo de serviço, a todos os enfermeiros, para efeitos de progressão na carreira “está bem encaminhada”.

Por outro lado, o SE considera urgente reconhecer o risco e a penosidade inerentes à profissão e que não são compensados, tal como rever as condições de acesso à aposentação, “algo que foi agravado pela última revisão de carreira.”

O sindicato aponta que a resolução de todas estas questões “é igualmente do interesse” do Ministério da Saúde, “sobretudo para antecipar o período de outono e inverno, que se prevê de ainda maior pressão para o SNS.”

“Numa altura em que há escassez de profissionais de saúde, torna-se evidente que é necessário que o Ministério da Saúde invista nas carreiras, nos profissionais e na valorização, para que não perca cada vez mais profissionais”, remata o presidente do SE.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights