Livre critica desistência de resolver problemas na saúde e exige “sinais claros” de António Costa

30 de Agosto 2022

O Livre considerou esta terça-feira que a demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, pode ser interpretada como “uma desistência” do Governo de resolver os problemas no setor e exigiu “sinais claros” do primeiro-ministro.

Em comunicado, o partido representado no parlamento por Rui Tavares defende que a demissão de Marta Temido, anunciada na madrugada de hoje, “manifesta a incapacidade de fazer face aos muitos sinais de disfuncionamento e degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Pode ser entendida [a demissão] como uma desistência [do Governo] quando aquilo de que precisamos é de ação”, sustentou o Livre.

O partido recordou que esta demissão “surge na mesma noite em que foi divulgado mais um caso que gera preocupação em todos, com o falecimento de uma mulher grávida, em Lisboa”, enquanto estava a ser transferida para outro hospital por falta de vaga naquela em que se encontrava.

“Sem uma ação decisiva na defesa do SNS e sem um governo com a coragem de tomar medidas que invertam a situação crónica de suborçamentação de que padece, quem quer que venha a suceder a Marta Temido poderá não vir a ser senão um gestor do declínio do SNS”, advogou o partido da papoila.

“Perante um cenário tão grave”, prosseguiu o Livre, “exige-se do primeiro-ministro sinais claros de apoio político a medidas estruturais de defesa” do Serviço Nacional de Saúde.

Marta Temido demitiu-se na madrugada de hoje por entender que “deixou de ter condições” para exercer o cargo.

Fonte próxima do primeiro-ministro revelou à Lusa que a substituição “não será rápida” e que António Costa gostaria que a ministra demissionária concluísse o processo de definição da nova direção executiva do SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights