ANTEM quer que próximo ministro reestruture emergência médica

31 de Agosto 2022

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) defendeu que o próximo ministro da Saúde deve reestruturar os serviços de emergência e acusou Marta Temido, que esta terça-feira apresentou a demissão, de “falta de respeito institucional”.

“Deseja-se que o próximo ministro titular da pasta da Saúde se afigure sensível ao que diz respeito aos serviços médicos de emergência e que ocasione uma restruturação de fundo que só irá favorecer o país”, salientou a ANTEM em comunicado.

Segundo a associação, os serviços médicos de emergência carecem de uma “restruturação de fundo, desde a base do edifício até ao seu topo”.

Alegando os problemas estruturais desses serviços, a ANTEM salientou ainda que solicitou audiências a Marta Temido “sem que nunca tenha obtido qualquer resposta”, nem mesmo às cartas enviadas, o que demonstrou uma “total falta de respeito institucional” por parte da governante.

“Do mesmo modo que a ministra titular da pasta da saúde apresentou a sua demissão, o conselho diretivo do INEM também o deveria fazer e, com efeitos imediatos, pois é nossa certeza de que este deixou já de reunir as condições para o exercício das funções há muito tempo”, sublinhou ainda a associação.

Também em comunicado, a Associação Profissional dos Técnicos Auxiliares de Saúde (APTAS) considerou a demissão de Marta Temido como “inevitável”, alegando “que sempre tratou tão mal o pilar base do sistema de saúde em Portugal, que são os seus profissionais”.

A governante apresentou a demissão por entender que “deixou de ter condições” para exercer o cargo.

A demissão, já aceite pelo primeiro-ministro, foi noticiada de madrugada, mas ontem de manhã fonte oficial do gabinete de António Costa disse à Lusa que a substituição da ministra da Saúde “não será rápida”, adiantando que o chefe do Governo gostaria que fosse esta governante a concluir o processo de definição da nova direção executiva do SNS.

Marta Temido iniciou funções como ministra da Saúde em outubro de 2018, sucedendo a Adalberto Campos Fernandes, e foi ministra durante os três últimos três executivos, liderados por António Costa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights