Hospitais de Coimbra e de Maputo vão cooperar na área da telemedicina

1 de Setembro 2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Hospital Central de Maputo vão cooperar na área da telemedicina em várias especialidades médicas.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adiantou que vai disponibilizar as modalidades de teleconsulta, teleconsultadoria e telediagnóstico, nas especialidades de cardiologia pediátrica, cardiologia, infecciologia, medicina interna, neurologia, oncologia e pneumologia.

O acordo, assinado na quarta-feira, na capital moçambicana, no âmbito da cimeira entre os dois países, que conta com uma ampla delegação chefiada pelo primeiro-ministro António Costa, pode ainda envolver “outras especialidades médicas que vierem a ser consideradas fundamentais”.

“A intensa e já longa experiência do CHUC, através do pioneirismo dos seus serviços clínicos na área da telemedicina, faz desta instituição um parceiro privilegiado e garante do sucesso da execução deste protocolo”.

A unidade hospitalar de Coimbra realça que a “telemedicina é hoje reconhecida como um instrumento essencial na melhoria qualitativa e quantitativa da prestação de cuidados de saúde, nomeadamente pela redução de custos e de tempo”.

O CHUC salientou que é “uma ferramenta que permite a prestação de cuidados de saúde especializados, ultrapassando barreiras geográficas, conectando utilizadores que não se encontram na mesma localização física e envolvendo a utilização de vários tipos de tecnologias de informação e comunicação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights