Hospital dos Covões em Coimbra com investimentos superiores a quatro milhões de euros

5 de Setembro 2022

O Hospital Geral (Covões) recebeu um conjunto de investimentos desde o final de 2019 que ultrapassou os quatro milhões de euros, anunciou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Isto representa claramente uma valorização do Hospital dos Covões, numa lógica de integração num centro hospitalar, com uma segmentação de resposta e uma progressiva ambulatorização dos cuidados”, salientou à agência o presidente do conselho de administração do CHUC.

Segundo Carlos Santos, “o Hospital dos Covões e toda aquela envolvente têm uma vocação e condições para aumentar significativamente a oferta de cuidados em regime de ambulatório, ao contrário do que tem os Hospitais da Universidade de Coimbra, situado em meio urbano”.

“O Hospital dos Covões, ao aumentar a sua oferta de cuidados ambulatórios, está a ir ao encontro dos doentes, numa lógica de centro hospitalar, eliminando redundâncias e procurando utilizar os recursos da forma eficiente e de forma a onerar o menos possível os contribuintes”, sublinhou.

Dos quatro milhões de euros de investimento, um milhão de euros foi investido durante o período da pandemia da covid-19 para substituição de equipamento médico em diversas áreas, equipamentos para os blocos operatórios e unidade de cirurgia de ambulatório, otorrinolaringologia, centro de medicina do sono, imagiologia, entre outros.

O CHUC destacou o investimento na vertente de ambulatório, a requalificação da área da Medicina Física e Reabilitação e a conclusão da obra da Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória, que entrará em funcionamento ainda este mês, financiada pelo Programa de Valorização e Integração do Percurso do Utente (PIIC).

No rol de intervenções, realce também para a concentração da Unidade Funcional do Pé Diabético nas instalações do Hospital de Dia.

Na vertente de internamento, encontra-se concluída a requalificação da antiga unidade de internamento de traumatologia, que a partir deste mês passará a acolher 18 camas de cirurgia geral.

Também no dia 29 de agosto se deu início à obra de requalificação da unidade de internamento de Cardiologia e Unidade de Cuidados Intermédios Coronários, que está incluída naquele pacote de investimentos.

Segundo o CHUC, encontra-se em fase de adjudicação a empreitada para a requalificação da unidade de internamento que albergou durante mais de 24 meses os doentes com SARS-Cov-2, que passará a ser uma unidade de internamento com 16 camas de Ortopedia.

Transversalmente, foram sendo executadas algumas componentes do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), “tendo-se já efetivado a substituição de todas as luminárias por tecnologia LED e sensores de movimento e a primeira fase da substituição de vãos envidraçados, melhorias que concorrem para a redução do consumo energético e a melhoria das condições de trabalho”.

Ainda durante o mês de setembro, vão iniciar-se outras empreitadas, no âmbito da eficiência energética, para colocação de painéis solares fotovoltaicos, substituição do sistema de aquecimento e arrefecimento de águas sanitárias e climatização, bem como o sistema de gestão das instalações técnicas, assim como a última fase da substituição dos vãos envidraçados.

De acordo com o presidente do conselho de administração dos CHUC, os quatro milhões de euros de investimento foram comparticipados em 70% pelo POSEUR, tendo o restante sido assegurado com capitais próprios.

Para outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária comemora um ano de existência, tendo sido previamente requalificado o espaço físico para acomodar a equipa e toda a logística desta nova e importante linha de atividade do CHUC, a funcionar também no polo dos Covões.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

Affidea investe mais de 6 Milhões de euros em clínica de 2000 m2 no Alegro Montijo

A Affidea Portugal acaba de abrir uma nova clínica no Montijo, no Centro Comercial Alegro, disponibilizando um vasto leque de cuidados de saúde, como atendimento médico sem marcação realizada por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, consultas de mais de 20 especialidades, enfermagem, exames de imagiologia e análises clínicas. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights