ULS Guarda realiza a primeira prostatectomia radical por via laparoscópica

6 de Setembro 2022

Foi realizada pela primeira vez, na passada quinta-feira, dia 1 de setembro, uma prostatectomia radical por via laparoscópica na ULS Guarda. A Cirurgia minimamente invasiva, realizada no tratamento de carcinomas da próstata localizados, foi efetuada pela Equipa Cirúrgica – Hugo Antunes, Luís Sousa e Duarte Brito.

De acordo com a ULS da Guarda, a Unidade de Urologia da ULSG realiza cerca de 40 prostatectomias radicais por ano, contudo, até à semana passada foram sempre realizadas pela técnica tradicional, por via aberta.

A cirurgia laparoscópica tem a vantagem de ser menos invasiva, com pequenas incisões. Além disso, os estudos mostram que o tempo de internamento destes doentes é mais curto e a necessidade de transfusões sanguíneas também é inferior.

A Unidade de Urologia da ULS Guarda realiza cerca de 35 cirurgias por mês, quer oncológicas (próstata, rim, bexiga, pénis) quer por patologias benignas (tais como hiperplasia da próstata, cálculos urinários, incontinência urinária, entre outros).

HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This