“Trata-se de alguém com conhecimento do setor, já com experiência governativa e que, por isso, tem todas as condições para perceber os problemas dos médicos e da Saúde em geral”, comentou o também professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, citado no comunicado enviado sexta-feira aos jornalistas.
“Espero que o Manuel Pizarro seja capaz de ir ao encontro daqueles que são os principais problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de proceder a uma reforma estrutural do SNS”, acrescentou o candidato a bastonário da Ordem dos Médicos, para quem “é urgente que se criem condições para valorizar os Cuidados de Saúde Primários, que deve ser a principal porta de entrada do SNS”.
Rui Nunes disse ainda que o novo ministro “é alguém com conhecimento do setor e, por isso, com capacidade para reforçar o capital humano do SNS, contratar mais médicos e valorizar a carreira médica, criando condições para tornar o Setor Público cada vez mais atrativo”.
Para o presidente da APB, é fundamental, também, “criar condições para fixar os jovens médicos, para que tenham acesso a formação especializada e, com isso, se sintam mais motivados para ficar em Portugal, para não emigrar”.
“Temos de travar esta fuga de jovens médicos para o estrangeiro, pois são extremamente necessários para reforçar um sistema que acaba por não funcionar como os portugueses necessitam”, rematou.
LUSA/HN
0 Comments